Processos comunicacionais e informacionais na telessaúde: Interações entre o Nutel/UFMG e a Atenção Básica no Sistema Único de Saúde – SUS
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Investiga a partir da demanda da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde – SUS, os processos comunicacionais e informacionais na Telessaúde, decorrentes das interações entre o Núcleo de Telessaúde da UFMG - Nutel/UFMG e as Unidades Básicas de Saúde. Considera que o lugar de interlocução entre os especialistas e os profissionais das unidades básicas pode revelar a dimensão da produção social de informação e conhecimento, uma vez que a demanda advinda da Atenção Básica do SUS, no contexto da Telessaúde, não se restringe a uma posição receptora da oferta de informações que produzem qualificação do serviço e homeostase do sistema. Partiu do pressuposto de que as demandas da Atenção Básica, além de desencadearem o processo info-comunicacional da Telessaúde, são carregadas de informações e saberes da prática, capazes de efetuar alterações no ambiente de especialistas. A metodologia adotada foi a triangulação de métodos, que incluiu análise quantitativa e qualitativa realizada a partir de observações, analise de documentos e de entrevistas com profissionais do Nutel/UFMG. Os resultados mostraram que a demanda da Atenção Básica do SUS, direcionada ao ambiente de especialistas, provoca mudanças nos processos de construção, difusão, disseminação e apropriação de informação e conhecimento por parte dos professores, pesquisadores, alunos, técnicos e profissionais do CETES/Nutel/UFMG. Esses sujeitos estão envolvidos na elaboração de novas formas compartilhadas de produção de conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, no âmbito da Telessaúde.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Artigos
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas para os autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Latinoamericana de Telessaúde, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da direção. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.