O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
A Revista Latinoamericana de Telessaúde é uma publicação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) , Laboratório de Excelência e Inovação em Telessaúde e Centro Nacional de Excelência Tecnológica (México) , destinada a publicação de resultados de pesquisas em formato de artigos, comunicações breves e informes, incluindo relatos de casos ou de experiências bem sucedidas em telessaúde e e-learning.


Aceita submissões de artigos em Português, Espanhol e Inglês, em versões no formato impresso e eletrônico que serão disponibilizados em formatos HTML e PDF no site: http://cetes.medicina.ufmg.br/revista


Editorial e Revisão

Todos os artigos recebidos passarão por um processo de revisão por especialistas(peer review). Cada artigo submetido à apreciação é enviado para os editores, que fazerão uma análise inicial dos padrões estabelecidos e cumprimento de todas as exigências de sua apresentação. Em seguida, os editores deverão enviar o artigo para dois consultores especializados para a revisão. Os revisores serão sempre diferentes das instituições de origem do artigo e não terão conhecimento da identidade dos autores e local de origem da obra. Após receber as duas revisões, O Corpo Editorial avaliará e decidirá se irá aceitar o artigo,recusá-lo ou devolvê-lo ao autores com sugestões de alterações. De acordo com a necessidade, um determinado artigo pode voltar várias vezes para os autores para esclarecimentos e, em qualquer momento, pode ser recusado. Contudo, cada versão é sempre analisada pelo Corpo Editorial que tem o poder decisório final.


Categorias de artigos

• A Revista aceita submissões de artigos, comunicações breves, informes e carta ao editor.

• Artigos originais devem incluir estudos, teste de diagnóstico e rastreio outros estudos descritivos e estudos de intervenção, bem como a investigação fundamental com animais de laboratório.

• Artigos de Revisão são textos críticos e de ordem de avaliações a partir de literaturas em relação a importantes pontos clínicos, com ênfase nos fatores, tais como causas e prevenção de doenças, seu diagnóstico, tratamento e prognóstico. A metanálise é incluída nesta categoria.

• Comunicações breves são artigos curtos que permitem que os autores apresentam as suas observações, os primeiros resultados dos estudos em curso, dados descritivos ou observações de casos ou experiências e análise de alguns fato ou problema com base em seus conhecimentos.

• Cartas ao editor devem comentar, discutir ou criticar os artigos publicados na Revista Latino-Americana de Telessaúde. O tamanho máximo é de 500 palavras, incluindo o máximo de seis referências.

• Informes são textos informativos que você deseje publicar.


Requisitos de Preparação e Apresentação

Os textos devem ser enviados por correio eletrônico (e-mail)ou submetidos através do site.

No caso de figuras ou fotografias submetidos cuja resolução não seja adequada para a impressão, os editores administrativos poderão solicitar a apresentação do original ou solicitar o envio de outra figura com alta qualidade de resolução.


Observações de envio:

1. Assunto: título abreviado do artigo;

2. Corpo da Mensagem: deve conter o título do artigo e nome do autor responsável pela pré-publicação e contatos seguido por uma declaração na qual os autores garantem que: o artigo é original e nunca foi publicado e, caso seja aceito para publicação, não tenha sido enviado a qualquer outra revista para publicação e que todos os autores tenha participado na construção e elaboração do trabalho. Deve-se afirmar que todos os autores leram e aprovaram a versão que está sendo enviada e que nenhuma informação tenha sido omitida sobre instituições financeiras ou acordos entre os autores e as empresas ou pessoas que possam ter interesse material na matéria tratada no artigo; agradecimentos às pessoas que fizeram contribuições substanciais para o artigo devem ser citadas; e declarar reconhecimento que a Revista Latino-Americana de Telehealth tem o direitos autoral, no caso de publicação do artigo.

3. Arquivos anexados: Devem ser anexados dois arquivos separados, contendo, respectivamente: (a) capa em português (ou Inglês e Espanhol, se o manuscrito for apresentado em outra língua, resumo, palavras-chave, texto e referências, (b) tabelas e figuras. Estes arquivos devem permitir leitura nos software do Microsoft Office ® (Word, Excel e Access).


Instruções para preparação manuscrito


Informações gerais

O texto original - incluindo quadros, figuras e referências - devem estar em conformidade com os “Uniform Requirements for Origininals Submitted to Biomedical Reviews, International Committee of Medical Magazine Editors” 1,2 (veja a última atualização disponível em: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html ou http://www.bu.ufsc.br/bsccsm/vancouver.html

Cada seção deve ser iniciado em uma nova página na seguinte ordem: página de rosto, sumário (português), resumo (inglês), resumo (espanhol), texto, agradecimentos, referências, tabelas (cada tabela completa com título e as notas de rodapé em uma página separada), números (cada número completo com título e as notas de rodapé em uma página separada) e legendas dos números.


Abaixo estão as informações principais para cada seção:


Capa

A página de rosto deve conter as seguintes informações:
O título do artigo, conciso e informativo, evitando termos e abreviaturas supérfluas, deve também evitar uma indicação do local e da cidade onde foi realizado o estudo, exceto quando este é essencial para a compreensão das conclusões; Título abreviado (para aparecer na capa e na página rubricas), com um máximo de 50 caracteres, incluindo espaços;
Nome de completo de cada um dos autores, seguida pelas instituições para que a pessoa está associada e cargo que exerce;
Indicação da instituição ou serviço oficial para o qual a trabalho está associada;
O grau acadêmico mais alto do autor;
Endereço eletrônico de cada autor;
Informar se cada um dos autores possui currículo registrado na plataforma Lattes do CNPq (Brasil National Research Council);
Declaração de conflito de interesse (escrever "nada a declarar" ou uma clara divulgação de quaisquer interesses econômicos ou de qualquer outra natureza que possam causar embaraço se conhecido após a publicação do artigo);
Nome, endereço, telefone, fax e endereço eletrônico do autor responsável pela correspondência; Fonte financeira ou de equipamentos e materiais fornecedor, sempre o caso.

O autor principal deve informar o registro no ORCID ou ResearchID




Resumo

O resumo deve ter um máximo de 200 palavras,original estruturado do seguinte modo: objetivo, métodos, resultados e conclusões. Uso de abreviaturas e orçamentos devem ser evitados. Todos os artigos devem incluir resumos em Português (Resumo), Espanhol (Resumen) e Inglês (Abstract), seguido de três a seis elementos descritivos em conformidade com DECS (BIREME) / MALHAGEM (PUBMED).


Texto

Artigos originais: devem ter um máximo de 3000 palavras, excluindo tabelas e referências, fonte Times New Roman, tamanho 12 com espaço duplo de texto, e margem de 2,5 centímetros de cada lado. O número total de ilustrações não deve exceder seis. Os artigos analíticos podem apresentar entre 5000 e 7000 palavras. Sugere-se que o número de referências seja limitado a 15, com a flexibilidade permitida. O artigo deve ser estruturado com introdução, metodologia, resultados, discussão e referências.

Artigos de Revisão: devem ser em torno de 3.000 palavras, excluindo referências e tabelas. O número total de ilustrações não deve exceder seis.

Comunicação breve / relato de caso: deve ser limitado a 1.500 palavras, excluindo referências e tabela, que deverá não pode exceder seis.

Cartas ao editor: deverão ter até 500 palavras, incluindo o máximo de seis referências.

Informes: Deve ser limitada a 1.500 palavras sem referências.


Orientações para resultados de pesquisa clínica por ICJME e a Rede Equador



• Ensaio clínico randomizado - CONSORT (checklist e fluxograma)
• Revisões sistemáticas e metanálises - PRISMA (checklist e fluxograma)
• Estudos observacionais em epidemiologia - STROBE (checklist)
• Relatos de Casos - CARE(checklist)
• Estudos Qualitativos - COREQ(checklist)


Referências

Referências bibliográficas devem ser numerados e ordenados de acordo com a ordem em que são citados no texto, sendo o número em árabe maiúsculas. Para listar as referências, não utilizar notas de rodapé ou Word. As referências deve ser formatado com o estilo Vancouver, disponível em:
http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Exemplos de referência:


Artigos
Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002 Jul 25;347(4):284-7.

Tian M, Zhang J, Luo R, Chen S, Petrovic D, Redfern J, Patel A. mHealth Interventions for Health System Strengthening in China: A Systematic Review. JMIR Mhealth Uhealth [Internet]. 2017 Mar 16 [access on 2018 Oct 03];5(3):e32. DOI: 10.2196/mhealth.6889. PMID: 28302597 PMCID: PMC5374274. Available in: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28302597


Livros
Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4ª edition. St. Louis: Mosby; 2002.

FEBRASGO. Tratado de Ginecologia. Rio de Janeiro: Revinter; 2000.

Eisen HN. Immunology: an introduction to molecular and cellular principles of the immune response. New York: Harper and Row; 1976.

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

Gilstrap LC 3rd, Cunningham FG, VanDorsten JP, editors. Operative obstetrics. 2nd ed. New York: McGraw-Hill; 2002.


Capítulo Reserva
Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.


Teses, dissertações
Borkowski MM. Infant sleep and feeding: a telephone survey of Hispanic Americans [dissertation]. Mount Pleasant (MI): Central Michigan University; 2002.


Trabalhos em eventos
Christensen S, Oppacher F. An analysis of Koza’s computational effort statistic for genetic programming. In: Foster JA, Lutton E, Miller J, Ryan C, Tettamanzi AG, editors. Genetic programming. EuroGP 2002: Proceedings of the 5th European Conference on Genetic Programming; 2002 Apr 3-5; Kinsdale, Ireland. Berlin: Springer; 2002. p. 182-91.


Internet monografias
Foley KM, Gelband H, editors. Improving palliative care for cancer [monograph on the Internet]. Washington: National Academy Press; 2001 [cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.nap.edu/books/0309074029/html/.

Homepage/Web site Cancer-Pain.org [homepage on the Internet]. New York: Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000-01 [updated 2002 May 16; cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.cancer-pain.org/.

American Medical Association [homepage on the Internet].Chicago: The Association; c1995-2002 [updated 2001 Aug 23; cited 2002 Aug 12]. AMA Office of Group Practice Liaison; [about 2 screens]. Available from: http://www.amaassn. org/ama/pub/category/1736.html


Tabelas
Cada tabela deve ser apresentada em uma página separada, numerada na ordem em que aparecem no texto, contendo conteúdo sucinto, título explicativo e, quando pertinente, a fonte, seguindo as regras da Vancouver.


Figuras (fotografias, desenhos, gráficos)
Todas as figuras devem ser numeradas na ordem em que aparecem no texto. Figuras reproduzidas de outras fontes anteriormente publicadas devem indicar esta condição na legenda, bem como ser acompanhada por uma carta de autorização de detentor do direito autoral. Fotografias não devem permitir a identificação do paciente. No caso de uma possibilidade de identificação, um formulário de consentimento é exigido, indicando que aceite para publicação.


Ilustrações
Todos os valores devem permitir a conversão para preto e branco. Imagens geradas por computador, tais como gráficos, deverá ser anexada, sob a forma de arquivos no formato. Jpg,. Gif ou. Tif formatos com um resolução mínima de 300 dpi para permitir a clara impressão; em a versão electrônica, a resolução deve ser ajustada para 72 dpi. Os gráficos devem ser apresentados apenas em duas dimensões, em todas e quaisquer circunstâncias.


Legendas das figuras
Deverá ser apresentado em folha separada, devidamente identificados com os respectivos números.


Referências:

TODOS OS ARTIGOS DEVEM ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS SEGUINTES INSTRUÇÕES:


1. International Committee of Medical Journal Editors. Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. Atualização de Fevereiro de 2006. http://www.icmje.org/. Acesso: 28/03/2006.

2. International Medical Magazine Review Committee. Uniform requirements for original submitted to biomedical magazines. Atualizado fevereiro 2005. http://www.jped.com.br/port/normas/normas_07.asp. Acesso: 28/03/2006.

3. Haynes RB, Mulrow CD, Huth EJ, Altman DJ, Gardner MJ. Mais resumos informativos revisitado. Ann Intern Med. 1990; 113:69-76.

4. BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. DeCS - Descritores em ciências da saúde. http://decs.bvs.br. Access: 28/03/2006.

5. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nr. 196 de 10/10/96 sobre pesquisa envolvendo seres humanos. DOU 1996 16 out; nr. 201, seção 1:21082-21085.


Checklist

Recomenda-se que os autores usem a lista abaixo para certificar que todos o material necessário está sendo enviado. Não é necessário anexar à lista.


• Declaração de que todos os autores tenham lido e aprovado a versão a ser apresentada no corpo da mensagem do e-mail.

• Página de rosto com todas as informações solicitadas (parte do primeiro arquivo anexado).

• Resumo na língua de apresentação, com os descritores (parte do primeiro arquivo anexado).

• Texto contendo introdução, metodologia, resultados e discussão (parte do primeiro arquivo anexado).

• Texto contendo informações sobre a aprovação do trabalho pelo Comitê de Ética (no corpo do texto, no Métodos secção).

• Referências bibliográficas no estilo Vancouver, numeradas por ordem de aparecimento no texto (parte da primeira arquivo em anexo).

• Tabelas numeradas por ordem de aparecimento no texto (segunda parte do arquivo em anexo).

• Números numeradas por ordem de aparecimento no texto (segunda parte do arquivo em anexo).

• Legendas das figuras (a segunda parte do arquivo em anexo).