Avaliação das Teleconsultorias Offline Realizadas nas Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte em 2008
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Resumo
A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais implantou em 2004 o Programa BHTelessaúde visando melhorar a qualidade e a resolubilidade da Atenção Primária. O BHtelessaúde permitiu aos profissionais das unidades básicas de saúde (UBS) ter acesso e interagir com especialistas através de uma das suas modalidades: a teleconsultoria. Este trabalho teve como objetivo utilizar o banco de dados deste sistema para avaliar a utilização e o resultado das teleconsultorias offline realizadas em 2008. Foi utilizada metodologia quali-quantitativa para aferir a freqüência de utilização do serviço disponibilizado, a sua distribuição por Distrito Sanitário e por especialidade consultada, assim como a conduta do médico solicitante após a teleconsultoria. Foram realizadas 257 teleconsultorias offline, sendo o Distrito Centro Sul responsável por 45.7% delas. A cardiologia foi a especialidade mais consultada (18.4%), seguida pela Endocrinologia (11,6%), e Neurologia (10,1%). Em 47 teleconsultorias offline as informações do banco de dados foram suficientes para a análise do seu resultado na conduta do solicitante em termos de propedêutica, terapêutica e encaminhamento para a atenção secundária. Em 51,1% não foi necessário encaminhamento; em 21,3%, houve encaminhamento, mas com adequação de terapia medicamentosa, cuidados gerais e a realização de exames na Unidade Básica de Saúde; em 10,6% o paciente foi encaminhado, por necessitar de exames de alto custo ou terapêutica em nível secundário. Em 17,0% foi necessária nova consultoria. Concluímos que a telessaúde tem contribuído para melhorar a resolubilidade da Atenção Básica, mas é necessário melhorar e ampliar o seu uso. Neste sentido foram elaboradas algumas propostas de adequação do programa, inclusive para qualificar as informações do Sistema BHTelessaúde.
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Seção
Artigos
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