Descrição de telemonitoramento de casos de Síndrome Gripal durante a primeira onda pandêmica de Influenza A (H1N1) da Unimed – Belo Horizonte (Brasil)
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Resumo
Resumo
Trata-se de uma descrição de um programa de monitoramento telefônico que tem como objetivo relatar os processos utilizados pela Central de Telemonitoramento (CTM) da Unimed Belo Horizonte para o apoio ao cliente com síndrome gripal durante a pandemia por Influenza A (H1N1) em 2009. O cliente com sintomas gripais que foi admitido em um dos serviços ambulatoriais ou entrou em contato com a CTM ou com o serviço de aconselhamento médico foi inserido no programa. No ato de inclusão do cliente, o profissional de saúde aplicou um questionário que gerou um escore estabelecendo um diagnóstico e um plano de acompanhamento conforme estadiamento do quadro infeccioso: síndrome gripal, síndrome gripal com vínculo epidemiológico ou fator de risco ou síndrome gripal com critério de gravidade ou doença respiratória aguda grave (DRAG). Todo o acompanhamento após a inscrição foi feito por ligações telefônicas pela CTM. O monitoramento dos casos suspeitos visando o acompanhamento dos sintomas e orientações relacionadas à pandemia possibilitaram a antecipação dos riscos de agravo da doença e maiores precauções dos clientes quanto à transmissão. Diante dos resultados encontrados, avaliamos que o telemonitoramento é um serviço efetivo no apoio ao gerenciamento da crise gerada por esta pandemia.
Trata-se de uma descrição de um programa de monitoramento telefônico que tem como objetivo relatar os processos utilizados pela Central de Telemonitoramento (CTM) da Unimed Belo Horizonte para o apoio ao cliente com síndrome gripal durante a pandemia por Influenza A (H1N1) em 2009. O cliente com sintomas gripais que foi admitido em um dos serviços ambulatoriais ou entrou em contato com a CTM ou com o serviço de aconselhamento médico foi inserido no programa. No ato de inclusão do cliente, o profissional de saúde aplicou um questionário que gerou um escore estabelecendo um diagnóstico e um plano de acompanhamento conforme estadiamento do quadro infeccioso: síndrome gripal, síndrome gripal com vínculo epidemiológico ou fator de risco ou síndrome gripal com critério de gravidade ou doença respiratória aguda grave (DRAG). Todo o acompanhamento após a inscrição foi feito por ligações telefônicas pela CTM. O monitoramento dos casos suspeitos visando o acompanhamento dos sintomas e orientações relacionadas à pandemia possibilitaram a antecipação dos riscos de agravo da doença e maiores precauções dos clientes quanto à transmissão. Diante dos resultados encontrados, avaliamos que o telemonitoramento é um serviço efetivo no apoio ao gerenciamento da crise gerada por esta pandemia.
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Artigos
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