Transformação digital da saúde em El Salvador: avanços, desafios e perspectivas da telessaúde

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

William Andrés Hoyos Arango
Edgar Alexander Escobar Canizalez
Herber Enrique Hernandez Trejo
Elmer Antonio Mejia Rivas

Resumo

Objetivo: Descrever a evolução e o desenvolvimento dos serviços digitais relacionados à telessaúde em El Salvador, por meio de uma abordagem narrativa, contemplando o processo de digitalização da saúde, os avanços obtidos, os serviços implementados e os desafios atuais.


Métodos: Análise descritiva das políticas públicas, dos sistemas tecnológicos adotados e das modalidades de telessaúde implementadas pelo Ministério da Saúde.


Resultados:


Consolidação de um sistema nacional de informação em saúde baseado em software livre; Implementação de serviços de teleinterconsulta, telesseguimento clínico e telegestão; Elaboração de uma agenda nacional de teleinterconsultas.


Conclusão: El Salvador demonstra que, mesmo em contextos de limitações estruturais, é possível desenvolver soluções digitais inovadoras a partir de conhecimento técnico especializado e vontade política. A telessaúde salvadorenha evoluiu de um experimento piloto para um componente fundamental na transformação do sistema de saúde; contudo, ainda há necessidade de consolidar um marco técnico, normativo e legal, além de avançar na interoperabilidade nacional. Os próximos anos serão decisivos para a consolidação do modelo, expansão da cobertura e garantia da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos