Experiência de uma Linha Digital de Cuidado Materno Infantil da SAS Brasil no Estado do Ceará-Brasil

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Gabriela Sá
Adriana Mallet
Carolina Narciso
Juliana Nabarrete
Sabine zink Bolonhini
Flávia Calanca

Resumo

No Brasil, especialmente em regiões remotas, a escassez de médicos e a desigual distribuição de recursos dificultam o acesso a cuidados especializados. A Linha de Cuidado Materno Infantil da SAS Brasil, implementada no Ceará, busca suprir essa lacuna, oferecendo acompanhamento integral a gestantes e crianças nos primeiros mil dias de vida, um período crucial para o desenvolvimento biológico, intelectual e social. Este cuidado abrange os 280 dias de gestação e os primeiros 730 dias de vida, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade e promover um desenvolvimento saudável. Em parceria com três municípios cearenses, foram implementadas Unidades de Teleatendimento Avançadas (UTAs), equipadas com infraestrutura para atendimentos presenciais e remotos, incluindo ultrassonografias obstétricas e consultas pediátricas. As gestantes são acompanhadas desde o primeiro trimestre, com teleultrassonografias, orientações nutricionais e odontológicas. Após o nascimento, a criança recebe acompanhamento pediátrico e de puericultura, conforme o risco. A plataforma de telessaúde (SIAS) registra as informações dos pacientes através de prontuários eletrônicos facilitando a monitorização dos pacientes. A iniciativa tem demonstrado ser uma ferramenta eficaz no preenchimento das lacunas de atendimento materno-infantil de áreas remotas, oferecendo cuidados especializados e contínuos, com ações articuladas com sistema público para otimização das demandas e indicadores de saúde.

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Seção
Artigos