Emprego da Inteligência Artificial para reforçar as Campanhas de Saúde Pública: Uma Análise das Estratégias de e-Saúde e Promoção da Saúde Baseada em Evidências
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Introdução: A quarta revolução industrial trouxe a implementação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas políticas públicas, incluindo campanhas de saúde. Objetivo: Este texto visa elencar experiências de uso desses softwares em campanhas de Saúde Pública, utilizando uma revisão integrativa. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa para identificar maneiras de aplicar a IA em campanhas de saúde pública para entender sua adesão e impacto na vida da população, com ênfase em técnicas de geoprocessamento e aprendizado de máquina. Resultados: Foram avaliados 26 artigos cujos resultados foram agrupados em informações sobre telemedicina, técnicas de IA geoespacial discutidas no âmbito nacional e internacional e outras aplicações. Discussão: Embora as técnicas de IA demonstrem sucesso em aprimorar as campanhas de saúde, os estudos evidenciaram uma lacuna entre a teoria e a prática na implementação dessas soluções, destacando a necessidade de investimento em infraestrutura e políticas públicas para maximizar seu potencial transformador. Conclusão: Colaborações entre pesquisadores, profissionais de saúde, formuladores de políticas e a sociedade é essencial para explorar o potencial da IA na saúde pública.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas para os autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Latinoamericana de Telessaúde, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da direção. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.