Relato de experiência do processo de trabalho da equipe de apoio estratégico no Telessaúde Bahia
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Resumo
Introdução: Na Bahia, o Núcleo Técnico Científico (NTC) desenvolve atividades desde 2013, oferecendo suporte clínico, diagnóstico e educativo aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) através de teleconsultoria, teleducação e telediagnóstico. Composta por nove profissionais, a equipe de AEs atua em 417 municípios, auxiliando na qualificação dos registros no e-SUS/PEC e monitorando relatórios do SISAB. Metodologia: Trata-se de um relato retrospectivo de experiência do monitoramento realizado pela equipe de AEs, abrangendo a utilização das ofertas do Telessaúde pelos profissionais da APS de 2018 a 2023, além do suporte ao e-SUS APS a partir de 2023. Resultados e Discussão: Entre 2018 e 2023, a equipe observou um crescente uso dos serviços de telessaúde, especialmente a teleconsultoria e telediagnóstico, apesar de um declínio na teleducação síncrona devido à pandemia de COVID-19 e outras barreiras. As AEs implementam estratégias baseadas em avaliações contínuas para promover o uso eficaz do telessaúde, contribuindo para a qualificação profissional e a melhoria dos serviços de saúde. Conclusão: Destaca-se a importância do trabalho das AEs para o sucesso do Telessaúde na Bahia, sugerindo a necessidade de estudos contínuos para enfrentar desafios como o desconhecimento sobre o serviço, dificuldades de acesso à internet e a necessidade de maior envolvimento dos gestores na educação permanente em saúde.
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