EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO VIRTUAL EM CURSO DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hervaldo Sampaio Carvalho
Priscila Menezes Ferri Liu
Maria do Carmo Barros de Melo
Marcos Paulo Neto Pereira
Elisa Evangelista Santos
Gabriel Soares e Silva
Giovanna Correia Pereira Moro
Rafael Jose Barros Ferreira

Resumo

A importância de processos avaliativos por meio de plataformas virtuais, impulsionada pela pandemia de SARS-CoV-2, evidenciou exame objetivo estruturado virtual (vOSCE) como alternativa à avaliação presencial. Objetivos: validar a avaliação de competências em saúde utilizando vOSCE. Metodologia: revisão integrativa da literatura (2010-2023) no PubMed identificou 96 artigos, 16 foram selecionados. Resultados e discussão: validade, confiabilidade, viabilidade e aceitabilidade foram abordadas. vOSCE mostrou-se capaz de oferecer avaliações de qualidade, embora a avaliação de habilidades complexas, como exame físico e interação interpessoal, apresente desafios. Conclusões: vOSCE permite efetivas avaliações de competências na área de saúde, superando obstáculos tecnológicos. Sua padronização e alcance são vantagens significativas, independentemente da localização geográfica dos estudantes. Do ponto de vista das limitações, ainda são necessários treinamento e infraestrutura adequados para sua implementação bem-sucedida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fabiana Maria Kakehasi

Department of Pediatrics. Medical School. Universidade Federal de Minas Gerais. Adress: Avenida Alfredo Balena, 190. Bairro Santa Efigênia. Belo Horizonte, Brasil. CEP: 30130-100. Phone number: +553134099772

Hervaldo Sampaio Carvalho

PhD. MD. MSc, PostDoc Associate professor. Internal Medicine/Cardiology, Medical School, University of Brasilia. Brasilia, Brazil.

Priscila Menezes Ferri Liu

PhD. M.D. MSc., Assistant Professor. Department of Pediatrics. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Brazil.

Maria do Carmo Barros de Melo

PhD. M.D. MSc. Full professor. Department of Pediatrics. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Brazil.

Marcos Paulo Neto Pereira

Medical student at the Faculty of Medicine. Universidade Federal de Minas Gerais.

Elisa Evangelista Santos

Medical student at the Faculty of Medicine. Universidade Federal de Minas Gerais.

Gabriel Soares e Silva

Medical student at the Faculty of Medicine. Universidade Federal de Minas Gerais

Giovanna Correia Pereira Moro

Medical student at the Faculty of Medicine. Universidade Federal de Minas Gerais

Rafael Jose Barros Ferreira

Medical student at the Faculty of Medicine. Universidade Federal de Minas Gerais