SOFIAbot: chatbot para a ampliação de serviços de saúde na pandemia da COVID-19

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Luciana Albuquerque de Oliveira
Piercarlo Holanda Guinzani
Augusto Zanoni Frade Souza Santiago
Luiz Gonzaga Penha
Rubem de Sousa Silva
Anilton Bezerra Maia
Wilka Emanoely Cunha Castro
Deise Garrido Silva
Patrícia Oliveira Dias
Ariane Cristina Ferreira B. Neves
Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves
Elisa Miranda Costa
Gyovanna de Sousa Moreira

Resumo

COVID-19 tem-se constituído um desafio aos sistemas de saúde, portanto, algumas estratégias, como o telessaúde, foram implantadas para ampliar os serviços de saúde, utilizando tecnologias como chatbots. O objetivo desse artigo é descrever o acesso ao sistema de chatbot SOFIA Bot para teletriagem de casos suspeitos de COVID-19. Estudo do tipo Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) conduzido no Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Desenvolveu-se o SOFIA Bot, parte de uma plataforma digital automatizada, baseado em diálogos estruturados em algoritmos, a partir dos sintomas referidos pelos indivíduos que acessam a ferramenta, fornece orientações e condutas a serem adotadas pelo usuário do serviço, classificando-o, segundo o risco de ter COVID-19 e da gravidade dos sintomas. Os dados gerados foram gerenciados pelo Sistema de Monitoramento e Gerenciamento de Teleconsultorias. SOFIA Bot registrou 2.519 acessos com 27,9% classificados com sintomas de alta, 30,6% média e 41,5% baixa gravidade. O risco de ter COVID-19 foi baixo em 52,8%, médio 35,1% e 12,1% alto risco. O SOFIA Bot foi acessado mais de uma vez por mais de um quarto dos indivíduos e maior frequência de acesso coincidiu com período de maior transmissibilidade, no pico da pandemia.

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Seção
Artigos