SOFIA: Pioneirismo e Inovação no Programa Telessaúde Brasil Redes
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Resumo
Objetivo: Descrever o desenvolvimento da plataforma de Sistema Online de Fortalecimento Interativo para Atenção primária, criada pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Maranhão, para agilizar as respostas às dúvidas dos profissionais de saúde da Atenção Primária, utilizando inteligência artificial. Método: Abordagem descritiva detalhando o desenvolvimento e as funcionalidades da plataforma, seguindo padrões de desenvolvimento de software. Inclui análise de requisitos, planejamento da estrutura de dados, migração de informações existentes, implementação de autenticação e atualizações automatizadas. O motor de busca, utilizou Python com o algoritmo Term Frequency - Inverted Document Frequency, aplicando técnicas de filtro de texto e stemming, conectando à base de dados para consulta de todas as teleconsultorias respondidas. Resultados: Com a reutilização das quase 29 mil respostas do núcleo e o uso do algoritmo, foi criado um fluxo de teleconsultoria, reduzindo o tempo de resposta para menos de 3 segundos, muito inferior às 72 horas previstas pelo Ministério da Saúde. O processo das teleconsultorias foram realizadas pelo novo fluxo, aumentando a agilidade nas respostas. Conclusão: A plataforma exemplifica como a inovação tecnológica pode resolver desafios complexos na saúde pública, para fornecer respostas rápidas e precisas a fim de melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Primária.
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