Telessaúde e tecnologias de informação/comunicação no cuidado de adultos com sobrepeso e obesidade: uma revisão rápida

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Letícia Aparecida Lopes Bezerra da Silva
Roberta Crevelário de Melo
Bruna Carolina de Araújo
Tereza Setsuko Toma
Cézar Donizetti Luquine Júnior
Lais de Moura Milhomens
Maritsa Carla de Bortoli
Everton Nunes da Silva
Jorge Otávio Maia Barreto

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia e segurança de estratégias que utilizam telessaúde, telemedicina, aplicativos móveis e mensagens de texto para atendimento à saúde de adultos com sobrepeso e obesidade. Métodos: Nesta revisão rápida de revisões sistemáticas (SRs), nove bancos de dados foram pesquisados em novembro de 2020 e em fevereiro de 2022. A qualidade metodológica das RSs foi avaliada usando a ferramenta AMSTAR 2. Resultados: Foram incluídas 19 RSs, classificadas como de alta confiança (uma), baixa confiança (seis) e criticamente baixa confiança (doze). A perda de peso apresentou resultados mais favoráveis, seguida de alterações no Índice de Massa Corporal (IMC), enquanto para a redução da circunferência da cintura, os resultados foram semelhantes entre as intervenções e os comparadores. Estudos sobre mudança de hábitos alimentares e atividades físicas mostraram resultados não significativos ou vantagem das atividades presenciais em relação aos aplicativos eletrônicos. A redução da gordura corporal e a adesão ao tratamento apresentaram resultados favoráveis com os aplicativos do celular. Não há relatos sobre a segurança das intervenções. Conclusões: Intervenções por meio de aplicativos de computador, ferramentas online, mensagens de texto e telessaúde podem ter efeitos positivos na redução de peso, IMC e gordura corporal. As conclusões devem ser interpretadas com cautela, devido à qualidade metodológica das RSs incluídas e outras limitações desta revisão rápida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Letícia Aparecida Lopes Bezerra da Silva, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Assistente de Pesquisa, Secretaria de Saúde, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de São Paulo (IS/SES-SP), São Paulo (SP), Brasil.

Roberta Crevelário de Melo, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de São Paulo

Assistente de Pesquisa, Departamento de Saúde, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de São Paulo (IS/SES-SP), São Paulo (SP), Brasil. Mestranda do Departamento de Ciências da Gastroenterologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo (SP), Brasil.

Bruna Carolina de Araújo, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Assistente de Pesquisa, Departamento de Saúde, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de São Paulo (IS/SES-SP), São Paulo (SP), Brasil. Mestranda do Departamento de Ciências da Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo (SP), Brasil; e Diretor do Núcleo de Projetos de Análise e Avaliação de Tecnologias em Saúde, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de São Paulo (IS/SES-SP), São Paulo (SP), Brasil.

Tereza Setsuko Toma, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Pesquisadora Colaboradora, Secretaria de Saúde, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de São Paulo (IS/SES-SP), São Paulo (SP), Brasil.

Cézar Donizetti Luquine Júnior, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Pesquisadora Colaboradora, Secretaria de Saúde, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de São Paulo (IS/SES-SP), São Paulo (SP), Brasil; e Doutoranda do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo (SP), Brasil.

Lais de Moura Milhomens, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Assistente de Pesquisa, Departamento de Saúde, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de São Paulo (IS/SES-SP), São Paulo (SP), Brasil.

Maritsa Carla de Bortoli, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Diretor, Centro de Tecnologia em Saúde, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de São Paulo (IS/SES-SP), São Paulo (SP), Brasil.

Everton Nunes da Silva, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), Brasil.

Jorge Otávio Maia Barreto, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília (DF)

Pesquisador, Saúde Coletiva, Fundação Oswaldo Cruz – Conselho Diretor de Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília (DF), Brasil.