Análise de um serviço de telemonitoramento a pacientes com COVID-19 na perspectiva do profissional
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Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar um serviço de telemonitoramento (TM) a pacientes com suspeita ou diagnóstico de COVID-19 no município de Goiânia na perspectiva do profissional. Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, em que se realizou coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com 41 profissionais que atuaram no serviço. Realizou-se análise temática de conteúdo, e o sistema de códigos utilizado para classificar e categorizar os dados foi construído com base no referencial teórico da pesquisa e nos conteúdos que emergiram espontaneamente das falas. Três categorias foram descritas. Os principais desafios enfrentados foram o receio e a recusa das pessoas em receber o TM por medo de golpes, a dificuldade de localizar e contactar os pacientes, a alta demanda de atendimento, a falta de articulação do serviço de TM com a rede, e a disseminação de notícias falsas entre a população. Os profissionais de saúde aperfeiçoaram a habilidade comunicacional e de cuidar à distância de uma forma integral. Destacou-se importância dos processos de educação em saúde e da necessidade de prestar suporte emocional aos pacientes. O TM evitou idas desnecessárias a unidades de saúde, possibilitando otimização do cuidado presencial para quem efetivamente precisava.
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Artigos
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