Aplicações da telefonoaudiologia no Brasil: um estudo de revisão

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Aline Mansueto Mourão
Bárbara Helem da Fonseca Patrocínio Werneck
Mariana Rezende Nonato
Juliana Cordeiro de Oliveira
Érica de Araújo Brandão Couto

Resumo

Objetivo: Identificar e caracterizar as ações em Telefonoaudiologia realizadas no Brasil nas principais áreas de atuação. Método: Revisão sistemática de literatura com busca de artigos originais brasileiros, escritos em Português, Inglês e Espanhol, nas bases de dados BVS, PubMed, Scopus e Web of Science. Os artigos duplicados foram eliminados e três revisoras analisaram os restantes mediante leitura dos títulos e resumos de forma independente. Em seguida, os artigos selecionados foram lidos na íntegra para extração dos dados de interesse: autor, ano, tipo de estudo, local, público-alvo, abordagem das ações e área. Resultados: Inicialmente foram localizadas 2287 referências, após eliminação dos artigos duplicados e leitura na íntegra, 24 corresponderam aos critérios de elegibilidade. Os anos com maior número de publicações foram 2013, 2017 e 2018. A partir de 2016 iniciaram-se as publicações contemplando ações concomitantes entre ensino e prática da Telefonoaudiologia. A maioria dos estudos foram desenvolvidos no estado de São Paulo, com ações de ensino na área de Audiologia. Conclusões: Mesmo com o aumento das publicações nos últimos anos, tendo em vista os benefícios proporcionados por esta forma de prestação de serviços, faz-se necessário estudos sobre as aplicações prática da Telefonoaudiologia nas diversas áreas do conhecimento.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Aline Mansueto Mourão, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta. Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil

Bárbara Helem da Fonseca Patrocínio Werneck, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Graduação. Curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Mariana Rezende Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais

Fonoaudióloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil

Juliana Cordeiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante de Graduação. Curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil

Érica de Araújo Brandão Couto, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Belo Horizonte (MG), Brasil.