Telenfermagem: ferramenta de suporte ao processo de educação permanente à distância

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Eliane Marina Palhares Guimarães
Solange Cervino Bicalho Godoy

Resumo

Trata-se do relato de experiência vivenciada no Projeto Telenfermagem, desenvolvido pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como parte integrante do Projeto BHTelessaúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e com o Projeto Nacional de Telessaúde, promovido pelo Ministério da Saúde. Objetiva a realização de atividades de capacitação a distância das equipes de enfermagem inseridas nas Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais, bem como dos docentes e discentes da Escola de Enfermagem/UFMG. Atua em duas linhas de trabalho: teleconsultoria e videoconferência temática. As videoconferências abordam os temas indicados pela comunidade a partir de dúvidas da prática diária. As teleconsultorias são realizadas online ou offline, por meio do site do Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais, onde os profissionais das unidades de serviço enviam a consulta para o teleconsultor, que registra sua opinião no próprio sistema e reenvia ao profissional solicitante. Os resultados apontam para o alcance do objetivo do projeto considerando a participação relevante dos profissionais nas videoconferências, o impacto das teleconsultorias sobre o processo assistencial e, ainda, maior aproximação da academia com os serviços de saúde, propiciando a troca de saberes, numa proposta que integra a formação profissional e a práxis.

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Seção
Artigos