Compulsoriedade de teleconsultoria: uma ferramenta de gestão para regulação em saúde

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Marcos Aurélio Maeyama
Maria Cristina Marino Calvo
Luana Gabriele Nilson
Luise Lüdke Dolny

Resumo

Uma das grandes dificuldades para consolidação da Atenção Básica à Saúde (ABS) no Brasil está relacionada à capacidade resolutiva das equipes, num cenário de excesso de encaminhamentos e grandes filas de espera para diversas especialidades. Uma das estratégias propostas para qualificação clínica na ABS é a teleconsultoria, que por meio de tecnologia digital oferta apoio para os profissionais. Todavia, seu uso espontâneo historicamente sempre fora incipiente. Em 2015, o Núcleo Telessaúde de Santa Catarina iniciou um processo de articulação com as Centrais de Regulação, que tornaram compulsório o uso da teleconsultoria previamente ao encaminhamento para algumas especialidades. Os resultados demonstraram grande número de casos com possibilidade de manejo na ABS e qualificação do acesso às especialidades, reforçando a importância do estabelecimento do fluxo compulsório de teleconsultoria como ferramenta da regulação para garantia do acesso em local e tempo oportunos.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Cristina Marino Calvo, Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina

Doutora Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina. Professora do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina.

Luana Gabriele Nilson, Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. Consultora do Núcleo de Telessau´de de Santa Catarina.

Luise Lüdke Dolny, Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. Consultora do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina