Compulsoriedade de teleconsultoria: uma ferramenta de gestão para regulação em saúde
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Resumo
Uma das grandes dificuldades para consolidação da Atenção Básica à Saúde (ABS) no Brasil está relacionada à capacidade resolutiva das equipes, num cenário de excesso de encaminhamentos e grandes filas de espera para diversas especialidades. Uma das estratégias propostas para qualificação clínica na ABS é a teleconsultoria, que por meio de tecnologia digital oferta apoio para os profissionais. Todavia, seu uso espontâneo historicamente sempre fora incipiente. Em 2015, o Núcleo Telessaúde de Santa Catarina iniciou um processo de articulação com as Centrais de Regulação, que tornaram compulsório o uso da teleconsultoria previamente ao encaminhamento para algumas especialidades. Os resultados demonstraram grande número de casos com possibilidade de manejo na ABS e qualificação do acesso às especialidades, reforçando a importância do estabelecimento do fluxo compulsório de teleconsultoria como ferramenta da regulação para garantia do acesso em local e tempo oportunos.
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Artigos
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