Fatores relacionados ao processo de teleconsultas no Hospital Regional "Manuel Núnez Butrón", Puno, Perú

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Fidela Cahuana Baca
Sheyla Shayvana Chávez Gavino
Daniel Dario Suclly
Christian Castillo Quispe
Juan Gualberto Pena Ruiz

Resumo

Fatores relacionados ao processo de teleconsultas no Hospital Regional Manuel Núnez Butrón,Puno, Perú. Introdução: A OMS reconhece a incorporação das TICs como uma oportunidade para o desenvolvimento da saúde pública e da gestão dos sistemas de saúde em apoio à saúde e áreas relacionadas à saúde na América Latina e no Caribe.Especificamente no Peru, estão sendo desenvolvidas iniciativas de projetos de telessaúde para ajudar a melhorar o acesso aos cuidados de saúde e a qualidade das populações vulneráveis, diminuindo distâncias e reduzindo custos. Existem limitações e dificuldades no processo de implementação, Puno não escapa a essa realidade devido à localização geográfica distante da capital, onde a nectividade à Internet é cara e deficiente, há pouco recurso humano especializado e treinado. Método: Foi realizado um estudo descritivo, utilizando a técnica de correspondência de documentos para conhecer os fatores relacionados ao processo de teleconsulta no hospital estudado usando os registros das teleconsultas acumuladas de janeiro a agosto de 2019 com o critério de inclusão de teleconsultas bem-sucedidas e suspensas ou com falha; Os dados obtidos foram digitados no banco de dados Excel, após codificação e organização, desagregando de acordo com as variáveis de interesse do estud, represeentados em tabelas e gráficos. Resultados:a Unidade de Telessaúde ainda não é uma unidade orgânica. Dos médicos teleconsultores 11 de 15 não puderam enviar informações suficientes sobre casos clínicos no pedido de teleconsulta devido à falta de recursos humanos, equipamentos e suprimentos nos serviços de suporte diagnóstico; das respostas recebidas, 14 dos 15 médicos acreditavam que o agendamento das consultas médicas é oportuno; a existência de interrupção de teleconsultas devido a falhas na conexão à Internet; Os médicos consultores optaram por outros meios, como um telefone celular, para concluir a teleconsulta ou reagendar outra data futura. Maior demanda por teleconsultas junto ao Instituto Nacional de Saúde Infantil de Breña e San Borja, nas subespecialidades pediátricas, cabeçalho, cardiologia pediátrica e pneumologia pediátrica; seguido por neurologia e neurocirurgia pediátrica; 76% das teleconsultas foram realizadas em crianças menores de 5 anos e 24% naquelas com mais de 18 anos; Foram realizados 29 serviços bem-sucedidos de teleconsulta e 4 casos fracassados, devido a: alta de 2 pacientes antes da teleconsulta, morte de 1 e encaminhamento para outro estabelecimento de outro paciente, em pacientes acima de 18 anos, ambos na Medicina e Unidade de Terapia Intensiva. Referências evitadas em 58% dos casos, com consultas subsequentes de até cinco consultas. Conclusão: Já existe um processo inicial de utilização dos recursos de telessaúde no hospital em estudo, com avaliação positiva dos médicos, que especificamente evitam o encaminhamento para outros níveis de complexidade.

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Seção
Artigos