Fatores relacionados ao processo de teleconsultas no Hospital Regional "Manuel Núnez Butrón", Puno, Perú
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Resumo
Fatores relacionados ao processo de teleconsultas no Hospital Regional Manuel Núnez Butrón,Puno, Perú. Introdução: A OMS reconhece a incorporação das TICs como uma oportunidade para o desenvolvimento da saúde pública e da gestão dos sistemas de saúde em apoio à saúde e áreas relacionadas à saúde na América Latina e no Caribe.Especificamente no Peru, estão sendo desenvolvidas iniciativas de projetos de telessaúde para ajudar a melhorar o acesso aos cuidados de saúde e a qualidade das populações vulneráveis, diminuindo distâncias e reduzindo custos. Existem limitações e dificuldades no processo de implementação, Puno não escapa a essa realidade devido à localização geográfica distante da capital, onde a nectividade à Internet é cara e deficiente, há pouco recurso humano especializado e treinado. Método: Foi realizado um estudo descritivo, utilizando a técnica de correspondência de documentos para conhecer os fatores relacionados ao processo de teleconsulta no hospital estudado usando os registros das teleconsultas acumuladas de janeiro a agosto de 2019 com o critério de inclusão de teleconsultas bem-sucedidas e suspensas ou com falha; Os dados obtidos foram digitados no banco de dados Excel, após codificação e organização, desagregando de acordo com as variáveis de interesse do estud, represeentados em tabelas e gráficos. Resultados:a Unidade de Telessaúde ainda não é uma unidade orgânica. Dos médicos teleconsultores 11 de 15 não puderam enviar informações suficientes sobre casos clínicos no pedido de teleconsulta devido à falta de recursos humanos, equipamentos e suprimentos nos serviços de suporte diagnóstico; das respostas recebidas, 14 dos 15 médicos acreditavam que o agendamento das consultas médicas é oportuno; a existência de interrupção de teleconsultas devido a falhas na conexão à Internet; Os médicos consultores optaram por outros meios, como um telefone celular, para concluir a teleconsulta ou reagendar outra data futura. Maior demanda por teleconsultas junto ao Instituto Nacional de Saúde Infantil de Breña e San Borja, nas subespecialidades pediátricas, cabeçalho, cardiologia pediátrica e pneumologia pediátrica; seguido por neurologia e neurocirurgia pediátrica; 76% das teleconsultas foram realizadas em crianças menores de 5 anos e 24% naquelas com mais de 18 anos; Foram realizados 29 serviços bem-sucedidos de teleconsulta e 4 casos fracassados, devido a: alta de 2 pacientes antes da teleconsulta, morte de 1 e encaminhamento para outro estabelecimento de outro paciente, em pacientes acima de 18 anos, ambos na Medicina e Unidade de Terapia Intensiva. Referências evitadas em 58% dos casos, com consultas subsequentes de até cinco consultas. Conclusão: Já existe um processo inicial de utilização dos recursos de telessaúde no hospital em estudo, com avaliação positiva dos médicos, que especificamente evitam o encaminhamento para outros níveis de complexidade.
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Artigos
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