Análise da adesão ao serviço de teleconsultoria após capacitações presenciais e a distância

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Thiago Gonçalves do Nascimento Piropo
Juliana Lamounier Elias
Adeilda Ananias de Lima
Rosana Maria Rehem da Silva Fialho

Resumo

Objetivo: Aprofundar a análise dos achados nos registros digitalizados e arquivados na base de dados institucionais, disponibilizados pelos técnicos da equipe de campo após as capacitações presenciais e a distância em uma das regiões de saúde no estado da Bahia, a fim de medir o uso e adesão ao serviço, tendo em vista o aperfeiçoamento metodológico e estratégico nestas ações de capacitação adotadas pelo Núcleo de Telessaúde Bahia. Método: Trata-se de um estudo observacional analítico, tendo como amostra a competência anual de 2017, considerando a efetivação do cadastro na Plataforma Nacional de Telessaúde e as solicitações consecutivas de teleconsultorias identificadas por solicitante. A Região Leste foi à escolhida para o estudo já que é a região que mais solicitou teleconsultorias no período. Resultados: Foram analisados 71 documentos referentes a 100% dos municípios que integram a região de saúde estudada, totalizando 1.584 profissionais capacitados e um efetivo de 30% de cadastro realizado na Plataforma. Conclusão: A análise documental demonstrou ser uma importante base de dados para estudos de adesão às ofertas do serviço do Telessaúde. Contudo a adesão foi considerada baixa, porém, com potencial de efetivação e aumento das solicitações quando instituídas metodologias de acompanhamento dos profissionais de saúde sensibilizados nas ofertas de capacitação.

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Seção
Artigos