Proposta inovadora em educação: telessaúde, raciocínio clínico e construção coletiva do conhecimento.

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Emiliano Lopez
Agustín Dal Verme
Guadalupe Lopez
Luis Carniglia

Resumo

Introdução: Como resultado das novas tecnologias aplicadas ao campo da saúde, surge uma disciplina que nos convida a redesenhar a assistência, o ensino e a pesquisa: telessaúde. Na educação, a telessaúde oferece a possibilidade de reduzir as lacunas entre a prática profissional e a educação continuada. Objetivo: Compartilhar uma experiência em educação para a formação de residentes através de processos de ensino inovadores impulsionados por novas tecnologias na Argentina. Método: Nós desenvolvemos um trabalho entre residências médicas em todo o país através do uso de videoconferência, com o objetivo de promover o raciocínio clínico como um método de análise de casos e promover a construção coletiva do conhecimento. Resultados: No total, nove reuniões foram realizadas por videoconferência. Participaram 44 residências e 200 residentes. 33% concordaram que "compartilhar e conhecer formas de trabalhar com outros residentes" foi o que mais os convocou. Em primeiro lugar, optaram por "continuar com o raciocínio clínico e apresentar os casos como o eixo central das discussões". Eles associaram a experiência a "um espaço de discussão e reflexão e a possibilidade de criar redes de trabalho", sobre outras formas tradicionais de aprendizagem. Discussão: A educação médica pode ser enriquecida pela incorporação de novas tecnologias. Podemos nos engajar em um aprendizado transformacional, definido por um afastamento da memorização, e a introdução do raciocínio clínico como um método epistemológico; substituir a prática isolada, por um trabalho em equipe e interligado. Finalmente, alcançar a aprendizagem através do conhecimento cooperativo e colaborativo através de videoconferência. Conclusão: Explorar o potencial que a telessaúde oferece ao ensino de pós-graduação permitirá a criação de novas propostas inovadoras de formação para profissionais de saúde.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Emiliano Lopez, Universidade de Buenos Aires

Pós-graduação Faculdade de Medicina; Coordenador do Centro Universitário de Pesquisa em Telemedicina e eSaúde; Universidade de Buenos Aires. Contato: emilianolpz@gmail.com; Paraguai 2155 1º Andar; Reitoria; C1121ABG; Cidade Autônoma de Buenos Aires; Argentina Clínico Médico; Pós-graduação em docência médica universitário. Coordenadora do Centro Universitário de Pesquisa em Telemedicina e eSaúde; Faculdade de Medicina; Universidade de Buenos Aires; Argentina Direção de Telessaúde; Ministério da Saúde da Nação; Argentina

Agustín Dal Verme, Sanatório San José

Pós-graduação Clínico Médico; Sanatório San José; Cidade Autônoma de Buenos Aires; Argentina.

Guadalupe Lopez, Universidade de Buenos Aires

Assistente social; Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires; Centro Universitário de Pesquisa em Telemedicina e e-Saúde; Cidade Autônoma de Buenos Aires; Argentina

Luis Carniglia, Ministério da Saúde da Nação

Mestre; Pediatra, Mestre em Saúde Pública; Direção de Telessaúde; Ministério da Saúde da Nação; Cidade Autônoma de Buenos Aires; Argentina.