O uso das TICs para a capacitação dos profissionais da saúde

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Solange Cervinho Bicalho Godoy
Eliane Marina Palhares Guimarães
Lia Raquel Moreira Oliveira

Resumo

Introdução: A experiência acumulada com a incorporação de TICS na saúde apresenta uma alta resolutibilidade. Objetivo: Este estudo objetivou relatar a experiência com o processo de formação para profissionais da saúde mediada pela TICs em Portugal e no Brasil. Método: Foi realizada a implantação de uma formação para os enfermeiros inseridos no Hospital de Braga/Braga/Portugal com a participação de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais/ Brasil, utilizando as TICs. Resultados: A avaliação da experiência e análise do referencial permitiu compreender que educação a distância (EAD) apresenta-se como uma possibilidade de democratização do saber para os profissionais de saúde, servindo como uma estratégia que auxilia na tomada de decisões no dia a dia da prestação da assistência a saúde. A TICs é uma ferramenta importante no processo de trabalho e educação permanente, tornando uma possibilidade de aprendizagem-trabalho, que acontece no cotidiano das pessoas e organizações. Conclusão: O processo de formação dos profissionais da saúde deve ser elaborado a partir dos problemas da práxis, considerando os conhecimentos e as experiências que as pessoas trazem na sua vivência profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Solange Cervinho Bicalho Godoy, Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista; Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem; Professora; Belo Horizonte; Minas Gerais; Brasil. Contato: solangecgodoy@gmail.com; Alfredo Balena; 190; Santa Efigênia; Belo Horizonte; Minas Gerais; Brasil.

Eliane Marina Palhares Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais,

Doutorado; Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Lia Raquel Moreira Oliveira, Instituto de Educação (IE) - Universidade do Minho

Phd e Agregação; Instituto de Educação (IE) - Universidade do Minho; Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educacional; Campus de Gualtar; Braga; Portugal.