Elaboração e Validação de um Protocolo de Foto Documentação para Teledermatologia na Atenção Básica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Keilla Taciane Martins Melo
Magdala de Araújo Novaes
Cláudia Elise Ferraz Silva
Luiz Gonzaga de Castro e Souza Filho
Alexandra Maria Monteiro Grisolia

Resumo

A Dermatologia utiliza a telemedicina de diferentes formas pela possibilidade do diagnóstico ser baseado na morfologia das lesões. Tendo em vista a necessidade de qualidade na imagem para a segunda opinião remota de um especialista, foi desenvolvido um produto digital visando a orientação para a padronização da foto documentação das lesões de pele tendo como público alvo o médicos atuantes no nível primário de atenção à saúde. O produto digital desenvolvido agrega à padronização do registro digital das informações clínicas a um protocolo de foto documentação das lesões dermatológicas para fins de apoio assistencial, oferecendo benefícios adicionais aos métodos tradicionais de avaliação dermatológica. O protocolo de foto documentação desenvolvido foi avaliado por médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade e em Dermatologia, que também o validaram quanto aos objetivos, conteúdo, linguagem, relevância, funcionalidade e usabilidade. Utilizou-se o Content Validit Index, para validação do protocolo em termos de apresentação e conteúdo; alcançando um índice de 0,94 para a totalidade dos aspectos avaliados. A padronização da foto documentação na teledermatologia contribui para a uniformização do intercâmbio eletrônico de dados, para a pesquisa e a melhoria da acuidade diagnóstica para segunda opinião remota de um especialista, assim, qualificando a assistência à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Keilla Taciane Martins Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Especialista; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pós-graduação Programa em Telessaúde; Estudante de mestrado. Contato: keilla.melo@nutes.ufpe.br; Rua São Gabriel; 40; CEP: 54745-530; São Lourenço da Mata; Pernambuco / PE; Brasil.

Magdala de Araújo Novaes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Coordenadora do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Professora do Curso de Medicina da UFPE.

Cláudia Elise Ferraz Silva, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Médica dermatologista

Luiz Gonzaga de Castro e Souza Filho, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Chefe do ambulatório de dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco; Professor do Curso de Medicina da UFPE.

Alexandra Maria Monteiro Grisolia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Coordendadora do Programa de Pós-Graduação em Telessaúde da Universidado Estado do Rio de Janeiro UERJ Coordenadora do Núcleo de Telessaúde do Estado do Rio de Janeiro RJ UERJ