Atenção à população vulnerável através do Programa Estatal de Telessaúde de Querétaro: Centro penitenciário masculino

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Janelly Arenas Rosas
Henry Pérez Reyes

Resumo

Introdução: A utilização de recursos de telessaúde em sistemas prisionais já possui uma longa tradição. Objetivo: Este estudo pretende apresentar os resultados assistenciais de pacientes com diabetes e hipertensão, acompanhados através de telessaúde na unidade prisional varonil em Querétaro, México. Método: Foram analisados 120 paciente do centro penitenciário varonil de Querétaro, México. Estes pacientes foram acompanhados por telessaúde no período de 4 anos (2014-2017), sendo diagnosticados e a partir de seus diagnósticos, foram agrupados em quatro grandes grupos: diabetes/hipertensão-dislipidemia; hipertensão/ dislipidemia, diabetes como única patologia e hipertensão única patologia. A partir destes grupos são apresentados parâmetros clínicos dos pacientes-controlados ou não. Resultados: Há um predomínio de pacientes com parâmetros clínicos controlados em todos os grupos analisados, variando de 71,4% a 61,9% dos pacientes, dependendo do grupo. Observa-se que o grupo que possui comorbidades apresenta maior de pacientes-controlados. Conclusão: A telemedicina se converte em uma ferramenta que integra a abordagem clínica, garante a continuidade da atenção e pode contribuir para o respeito aos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Janelly Arenas Rosas, Telessaúde dos serviços de saúde do estado de Querétaro, Querétaro, México (J Arenas Rosas, especialista)

Telessaúde dos serviços de saúde do estado de Querétaro, Querétaro, México (J Arenas Rosas, especialista)

Henry Pérez Reyes, Centro Nacional de Programas Preventivos e Controle de Doenças, Querétaro, México (H Pérez Reyes Specialist)

Centro Nacional de Programas Preventivos e Controle de Doenças, Querétaro, México (H Pérez Reyes Specialist)