Boletim de telenfermagem: uma metodologia ativa de aprendizado

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Solange Cervinho Bicalho Godoy
Eliane Marina Palhares Guimarães
Luiz Felipe da Silva
Raphael Magalhães Trindade
Aline Batista
Emanuelle Martin

Resumo

Introdução: As metodologias ativas estão sendo cada vez mais utilizadas no processo de formação na área da enfermagem. Objetivo: O artigo discute o uso e os benefícios da metodologia ativa de aprendizagem na área da saúde, contextualizando com a experiência da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais na criação do Boletim de Tele Enfermagem. Método: Foram identificados e descritos aspectos para a estruturação de um boletim na telenfermagem. O conteúdo dos boletins já estruturados foi descrito, assim como seu tema. Para a avaliação do projeto, foi utilizada uma metodologia de círculo de conversação. Resultados: Os temas discutidos ao longo destes 10 anos de projeto de telenfremagem foram analisados para servir como assunto para publicação. O Boletim consistia em um periódico bimestral, produzido em até 6 páginas e distribuído digitalmente pelo site. Até agora foram produzidos quatro boletins. Quanto ao processo de aprendizagem, tanto os alunos como os professores avaliaram que este espaço permite uma melhor apropriação do conteúdo exposto, com aprofundamento do tema de cada boletim, com muitas dimensões sendo trabalhadas ao mesmo tempo: a seleção do tema, aspectos do tema que são mais importantes, exigindo que os alunos pesquisem e leiam o material anterior sobre o tema; oportunidade de se engajar com especialistas no tema, permitindo uma visão bem detalhada da área de saúde pública, esclarecendo dúvidas de um processo ativo e do próprio processo de produção do boletim. Conclusão: O uso de metodologias ativas poderia favorecer a formação de sujeitos com visão ampliada em saúde, ativa e comprometida com a transformação da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Solange Cervinho Bicalho Godoy, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (Prof SCB Godoy)

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (Prof SCB Godoy)

Eliane Marina Palhares Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (EMP Guimarães)

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (EMP Guimarães)

Luiz Felipe da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (LF Silva)

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (LF Silva)

Raphael Magalhães Trindade, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (RM Trindade)

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (RM Trindade)

Aline Batista, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (A Batista)

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (A Batista)

Emanuelle Martin, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (E Martin)

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (E Martin)