Comparação entre indicação para encaminhamentos do teleconsultor e do médico de saúde da família: o caso de Betim, Minas Gerais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Introdução: O artigo compara a conduta indicada pelos teleconsultores sobre manter o paciente na unidade com a visão do médico de saúde da família, após a realização de teleconsultorias, no município de Betim, Minas Gerais, em um contexto no qual os médicos estão satisfeitos com a realização de teleconsultorias Método: Estudo transversal, com abordagem descritiva e analítica de 1157 teleconsultorias realizadas por médicos de saúde da família, no período de maio de 2017 a maio de 2018. Resultados: Os médicos do PSF estão satisfeitos com as respostas das teleconsultorias, com 94,5% se situando entre satisfeitos e muito satisfeitos. Quanto à conduta sugerida pelo teleconsultor em geral, em 73,9% das teleconsultorias realizadas, os teleconsultores sugerem que os pacientes fiquem na própria unidade com variação entre as especialidades. Quanto à conduta dos médicos de saúde da família, 44% pretendem manter o paciente na unidade após a realização das teleconsultorias também com variação entre as diversas especialidades. Outros parâmetros também foram analisados. Conclusão: As teleconsultorias possuem uma boa avaliação por parte dos médicos de saúde da família, entretanto há divergências quanto a manutenção do paciente na unidade ou não, apontando mais uma situação de dificuldade no processo de incorporação de telessaúde nas realidades assistenciais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Seção
Artigos
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas para os autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Latinoamericana de Telessaúde, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da direção. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.