Teleconsultoria para enfermeiros na Atenção Básica: A experiência do Núcleo de Telessaúde Bahia do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Helena Oliveira Salomao
Alexandra Monteiro
Helena David Leal
Juliana Lamounier
Thiago Gonçalves do Nascimento Piropo

Resumo

Apresentar a experiência do Núcleo de Telessaúde da Bahia na oferta de teleconsultoria (TLCS) para enfermeiros na Atenção Básica na Bahia. Método: Estudo retrospectivo de maio de 2015 a julho de 2017 do registro eletrônico do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. Foram avaliados o perfil do enfermeiro, o tipo de dúvida, o grau de satisfação do usuário com a TLC, o grau de satisfação com a resolução da dúvida e o tempo de resposta. Resultados: 437 enfermeiros, 91% mulheres, 76% com idade entre 24 a 37 anos, advindas da região Metropolitana (22%), solicitaram 1.456 TLCS. Os tipos de dúvida mais frequente foram procedimento administrativo (24%) seguido de vacinação/medicação preventiva (13%); dentre outros. 1.048 das TLCS foram classificadas quanto ao grau de satisfação como Satisfeito (47%) e Muito Satisfeito (46%) e tiveram a resolução da dúvida atendida totalmente (84%), atendida parcialmente (14%) e não atendida (3%). Nos casos de insatisfeito, muito insatisfeito e/ou não atendida foi realizada uma pesquisa dirigida por telefone em complemento. Do total de 1.456 TLCS, 80% foram respondidas em até 72 horas. A demora na resposta (20%) não influenciou o grau de satisfação do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helena Oliveira Salomao, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo Estadual de Telessaúde de Bahía, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (Prof HO Salomão MS)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo Estadual de Telessaúde de Bahía, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (Prof HO Salomão MS)

Alexandra Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo Estadual de Telessaúde de Rio de Janeiro, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (Prof A Monteiro PhD)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo Estadual de Telessaúde de Rio de Janeiro, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (Prof A Monteiro PhD)

Helena David Leal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo Estadual de Telessaúde de Rio de Janeiro, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (Prof HD Leal PhD)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo Estadual de Telessaúde de Rio de Janeiro, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (Prof HD Leal PhD)

Juliana Lamounier, Universidade Federal Fluminense Núcleo Estadual de Telessaúde de Bahía, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (Prof J Lamounier Especialista)

Universidade Federal Fluminense Núcleo Estadual de Telessaúde de Bahía, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (Prof J Lamounier Especialista)

Thiago Gonçalves do Nascimento Piropo, Universidade Federal Fluminense, Núcleo Estadual de Telessaúde de Bahía, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (TGN Piropo Especialista)

Universidade Federal Fluminense, Núcleo Estadual de Telessaúde de Bahía, Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, Rio de Janeiro, Brasil (TGN Piropo Especialista)