Utilização de Recursos Midiáticos como Estratégia Educacional para Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde nas Anomalias Craniofaciais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Liliane Elise Souza Neves
Amanda Almeida Oliveira
Bruno Hipólito da Silva
Daniela Bezerra de Melo
Jeane Maria Lacerda de Araújo Couto
Nathalia Cristina Guimarães Barros
Manoela Almeida Santos da Figueira
Rui Manoel Pereira

Resumo

Objetivo: Verificar a utilização de recursos midiáticos como estratégia para capacitação de agentes comunitários de saúde nas anomalias craniofaciais. Métodos: Realizou-se um estudo do tipo corte transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, na Unidade de Saúde da Família (USF) Chão de Estrelas, situado na cidade do Recife - Pernambuco, com os ACS das duas equipes da ESF, durante o período de setembro de 2015 a fevereiro de 2016. Resultados: Dos 11 ACS que participaram do estudo 9 (81,8%) agentes responderam corretamente as avaliações inter módulos, enquanto 2 (18,2%) apresentaram desenvolvimento mediano ao responderam as mesmas avaliações. Nas avaliações inter módulos, foi verificada a distribuição de respostas corretas durante todo o processo de capacitação revelando um elevado índice de respostas certas ao questionamento 204 (92,7%). Ao avaliar os dados referentes aos escores do questionário de metodologia de ensino, para cada escore estudado, foram observados altos índices em respostas positivas. Conclusão: A tele-educação foi uma ferramenta instrucional efetiva para o processo de educação permanente dos agentes comunitários de saúde, possibilitando a exposição da informação de forma dinâmica propiciando o conhecimento necessário sobre as anomalias craniofaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Liliane Elise Souza Neves, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – Recife – Brasil.

Departamento de Fonoaudiologia, Ambulatório de Pediatria, Especialista em Saúde da Família.

Amanda Almeida Oliveira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – Recife – Brasil.

Departamento de Fonoaudiologia. Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (CADEFI), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS.

Bruno Hipólito da Silva, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – Recife – Brasil.

Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (NTES/IMIP) – Recife – Brasil. Mestre em Educação para o Ensino na Área da Saúde. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP.

Daniela Bezerra de Melo, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – Recife – Brasil.

Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (NTES/IMIP) – Recife – Brasil. Doutorado em oceanografia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Núcleo de Telessaúde. Enfermeira. IMIP - Instituto Materno Infantil de Pernambuco.

Jeane Maria Lacerda de Araújo Couto, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – Recife – Brasil.

Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (NTES/IMIP) – Recife – Brasil. Especialista em Saúde publica e Saúde mental pela Fiocruz(Brasil). Universidade Federal de Pernambuco, Nucleo de Telesaude -NUTES.

Nathalia Cristina Guimarães Barros, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – Recife – Brasil.

Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (NTES/IMIP) – Recife – Brasil. Doutorado em oceanografia, pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Núcleo de Telessaúde. IMIP - Instituto Materno Infantil de Pernambuco.

Manoela Almeida Santos da Figueira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – Recife – Brasil.

Departamento de Odontologia. Doutorado em Odontologia (Clínica Integrada), na UFPE. Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Núcleo de Telessaúde. IMIP - Instituto Materno Infantil de Pernambuco.

Rui Manoel Pereira, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – Recife – Brasil.

Departamento de Cirurgia Plástica. Cordenador do Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (CADEFI) no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade de São Paulo -USP (2017). Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, Núcleo de Telessaúde. IMIP - Instituto Materno Infantil de Pernambuco.