Formação para profissionais de unidades de telessaúde – para além da capacitação profissional

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Angélica Baptista Silva
Ana Cristina Carneiro Menezes Guedes
Gláucia Regina Motta da Silveira Castro
Maria de Lourdes Tavares Cavalcanti
Márcia Gomide

Resumo

A telessaúde é fundamental para ampliar e qualificar a atenção à saúde. Estima-se haver mais de dois mil pontos de telessaúde no Brasil, cobrindo a Atenção Básica, em especial, o Programa de Saúde da Família, prestando suporte clínico e pedagógico a médicos e equipes em diversos rincões. Nesse contexto, necessita-se de estratégias de formação e educação permanente de profissionais habilitados a manejar tecnologias de telessaúde, que, além do conhecimento técnico relativo aos equipamentos, atuem na perspectiva da universalização, equidade e integralidade da atenção à saude. Assim, apresenta-se a estruturação e consolidação de um modelo de formação em telessaúde, contemplando o eixo técnico-político-administrativo do sistema de saúde com vistas a estender o campo de ação e reflexão sobre os modos de pensar/fazer telessaúde. Prioriza-se a dimensão de internalização do profissional no modelo de colaboração interprofissional, contemporizando saber técnico e conduta ética.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Angélica Baptista Silva, Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Pública; Fundação Oswaldo Cruz; Instituto Nacional de Saúde da Mulher; da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

Ana Cristina Carneiro Menezes Guedes, Hospital Federal dos Servidores do Estado

Professora em Ciência Ambiental; Hospital Federal dos Servidores do Estado; Núcleo de Telessaúde - Divisão de Ensino e Investigação.

Gláucia Regina Motta da Silveira Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora em Ciências de la Saúde; Universidade Federal del Rio de Janeiro; Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador da UFRJ.

Maria de Lourdes Tavares Cavalcanti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente; Universidade Federal del Rio de Janeiro; Instituto de Estudos em Saúde Colectiva.

Márcia Gomide, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Estudos em Saúde Coletiva