O aleitamento materno inserido na telessaúde: revisão integrativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria do Carmo Barros Melo
Laiana Otto da Costa
Keitte Mendes Almeida
Nathália Faria de Freitas Faria de Freitas

Resumo

Introdução: O aleitamento materno é considerado uma estratégia de afeto e nutrição efetiva à criança, contribuindo para a redução da morbimortalidade infantil. Método: Pesquisa nas bases de dados indexadas BVS, MEDLINE, COCHRANE e SCIELO utilizando os descritores: aleitamento materno, telemedicina e tecnologia biomédica. Foram incluídos artigos em inglês, espanhol ou português, publicados de 2007 a 2017. Resultados: Encontraram-se 22 artigos e após a seleção pela leitura do título e resumo, dois artigos foram excluídos por não ter sido possível o accesso na íntegra e cinco por não tratarem do foco ou período do estudo. Dessa forma, 15 artigos foram analisados para verificar a adequação ao tema. Discussão: Observou-se que o sistema de monitoramento interativo da amamentação pela internet é uma intervenção promissora para melhorar duração, exclusividade, intensidade da amamentação e diminuição dos sintomas da depressão pós-parto. Trabalhos indicaram que o emprego de ferramentas como sessões de videoconferência, realização de ligações ou envio de mensagens por meio de dispositivos móveis no pré-natal e puerpério corroboraram para implementação da teleamamentação e tele-enfermagem, com resultados positivos à redução da morbimortalidade. Conclusão: Tecnologias proporcionaram melhores resultados em saúde, reduzindo distância entre o binômio mãe-filho e os profissionais de saúde durante o atendimento e após alta hospitalar e contribuindo para o aleitamento materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria do Carmo Barros Melo, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (Prof MCB Melo PhD)

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (Prof MCB Melo PhD)

Laiana Otto da Costa, Hospital das Clínicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (LO Costa)

Hospital das Clínicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (LO Costa)

Keitte Mendes Almeida, Hospital das Clínicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (KM Almeida)

Hospital das Clínicas de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (KM Almeida)

Nathália Faria de Freitas Faria de Freitas, Hospital das Clínicas de Minas Gerais Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (NF Freitas)

Hospital das Clínicas de Minas Gerais Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil (NF Freitas)