Videodebriefing e comunicação de notícias difíceis: experiência em uma Jornada de Anestesiologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria do Carmo Melo
Monalisa Maria Gresta
Eliane Cristina de Souza Soares
Nara Lúcia Carvalho da Silva
Laura D’Angelo Ferreira de Melo
Anna Luiza da Silva Souza
Luana Cabral Luz

Resumo

A simulação é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada para o desenvolvimento de habilidades e competências. O profissional de saúde muitas vezes tem dificuldade em interagir com o paciente/familiar para comunicar notícias difícies. Diante da importância do tema, durante uma Jornada de Anestesiologia de um Hospital da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil, foi desenvolvida uma atividade de videodebriefing. Os participantes (anestesiologistas, residentes de anestesiologia e graduandos de curso de medicina fazendo estágio nesta área) foram distribuídos em quatro grupos com aproximadamente 11 participantes em cada grupo, totalizando quatro grupos. Cada estação teve a duração de uma hora. Um vídeo previamente produzido retratando a comunicação de uma notícia à uma mãe de adolescente foi utilizado. Alguns participantes foram selecionados para incorporar o papel da médica, da enfermeira, da mãe, partindo da premissa de não julgamento e não criticismo. A técnica de debriefing foi utilizada. Os demais participantes acompanharam a atividade e preencheram um check list de pontos importantes na comunicação de notícias difícies, baseado no protocolo SPIKES. Ao final da atividade, houve apresentação de conceitos e reflexões sobre o tema e a seguir, avaliação da atividade geral e dos tópicos abordados. A avaliação em geral foi boa e o objetivo de sensibilização quanto aos pontos chaves relativos ao tema foi alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Monalisa Maria Gresta, Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Enfermagem. Enfermeira Intensivista. Especialista em Terapia Intensiva Adulto/Pediátrica/Neonatal- SOBETI. Enfermeira. Instrutora dos cursos do Curso de Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida em Pediatria (American Heart Association- BLS e PALS). Especialista em Cardiologia EEUFMG. Professora convidada do Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Eliane Cristina de Souza Soares, Anestesiologista – Rede Mater Dei de Saúde

Anestesiologista – Rede Mater Dei de Saúde Professora Assistente – Departamento de Cirurgia/UFMG - Membro do Comitê de Anestesia Obstétrica – Confederação Latinoamericana de Sociedades de Anestesiologia (CLASA).

Nara Lúcia Carvalho da Silva, Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira – Mestranda do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora convidada do Laboratório de Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Luiza da Silva Souza, Acadêmica do curso de Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do curso de Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Luana Cabral Luz, Acadêmica do curso de Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica do curso de Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais