Videodebriefing e comunicação de notícias difíceis: experiência em uma Jornada de Anestesiologia
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Resumo
A simulação é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada para o desenvolvimento de habilidades e competências. O profissional de saúde muitas vezes tem dificuldade em interagir com o paciente/familiar para comunicar notícias difícies. Diante da importância do tema, durante uma Jornada de Anestesiologia de um Hospital da cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil, foi desenvolvida uma atividade de videodebriefing. Os participantes (anestesiologistas, residentes de anestesiologia e graduandos de curso de medicina fazendo estágio nesta área) foram distribuídos em quatro grupos com aproximadamente 11 participantes em cada grupo, totalizando quatro grupos. Cada estação teve a duração de uma hora. Um vídeo previamente produzido retratando a comunicação de uma notícia à uma mãe de adolescente foi utilizado. Alguns participantes foram selecionados para incorporar o papel da médica, da enfermeira, da mãe, partindo da premissa de não julgamento e não criticismo. A técnica de debriefing foi utilizada. Os demais participantes acompanharam a atividade e preencheram um check list de pontos importantes na comunicação de notícias difícies, baseado no protocolo SPIKES. Ao final da atividade, houve apresentação de conceitos e reflexões sobre o tema e a seguir, avaliação da atividade geral e dos tópicos abordados. A avaliação em geral foi boa e o objetivo de sensibilização quanto aos pontos chaves relativos ao tema foi alcançado.
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Seção
Artigos
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