Estratégia Educacional para Agentes Comunitários de Saúde no município do Recife: Conhecendo as Anomalias Craniofaciais

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Liliane Elise Souza Neves

Resumo

As anomalias craniofaciais constituem um grupo diverso e complexo de defeitos congênitos. A despeito disto, essas anomalias impõem um significativo impacto sobre a qualidade de vida do indivíduo e de toda a sua família. Nesse contexto surge como um meio de propiciar assistência os agentes comunitários de saúde que conhecem profundamente a realidade local. Objetivo: promover à capacitação de uma equipe de agentes comunitários de saúde quanto ao conhecimento das anomalias craniofaciais, sensibilizando-os para a necessidade de intervenção na promoção de saúde, através do uso de tecnologias e recursos de mídia. Resultados: 187 respostas obtidas antes da estratégia de educação continuada, apenas 37 (19,7%) das respostas obtidas refletiam o conhecimento prévio, arregrado do conhecimento quanto a temática exposta. Ao fim da estratégia, houve uma mudança no padrão das respostas. De 37 (19,7%) para 168 (89,8%) para as respostas assertivas que refletem um aumento no nível de conhecimento, e em comparação as respostas que refletem desconhecimento a queda foi de 150 (80,3%) para 19 (10,2%), sendo este aumento estatisticamente significante (Teste de McNemar: p < 0.001.). Conclusão: a estratégia de tele-educação foi uma ferramenta válida e aceita pelos ACS e que pode ser utilizada em programas de capacitação para as anomalias craniofaciais, uma vez que possibilitou a exposição e discussão do conteúdo de forma dinâmica, propiciando aos ACS o conhecimento necessário sobre as anomalias craniofaciais.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Liliane Elise Souza Neves, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) – Recife – Brasil. Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (NTES/IMIP) – Recife – Brasil