A Tele-educação como estratégia de capacitação profissional: Desenvolvendo cursos em Educação à Distância (EAD) para saúde indígena no nordeste brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nathalia Cristina Guimarães Barros
Maria Cecília Mendonça Melo
Bruno Hipólito da Silva
Jeane Lacerda Couto
Gustavo Godoy

Resumo

Objetivo: O Projeto de Implantação da Telessaúde na Saúde Indígena definiu como uma das metas a elaboração de cursos na modalidade a distância tendo como público alvo as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena - EMSI, e assim colaborar com a capacitação destes profissionais visando a melhoria da qualidade do atendimento à população indígena. Métodos: Durante a I Oficina de Sensibilização de Telessaúde para a Saúde Indígena do Nordeste, realizada nos dias 12 e 13 de maio de 2015, ocorreu a escolha dos temas, baseando-se no perfil epidemiológico da população indígena e em definições de reuniões com os gestores da saúde indígena. Resultados: Foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar cinco cursos em EAD, com os temas: Saúde Mental, Introdutório à Saúde Indígena, Dermatologia Infantil, Doenças Exantemáticas na Infância e Cuidados às Gestantes e Recém-nascidos Indígena. Estes cursos buscaram atender de forma efetiva as dúvidas de profissionais de saúde, em áreas indígenas, e assim, minimizar os encaminhamentos para os grandes centros. Conclusões: Os cursos contribuíram diretamente com a capacitação de profissionais de saúde que trabalham na saúde indígena, possibilitando o melhoramento do atendimento da população indígena, e beneficiando milhares de usuários no acesso a um atendimento de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nathalia Cristina Guimarães Barros, Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof.Fernando Figueira (NTES/IMIP)

Bióloga, doutora em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente gerente de projetos de Tele-educação no Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (NTES/IMIP).

Maria Cecília Mendonça Melo, Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof.Fernando Figueira (NTES/IMIP)

Coordenação Apoio Pedagógico Doutoranda em Psicologia e Educação (UBI/Portugal)

Bruno Hipólito da Silva, Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof.Fernando Figueira (NTES/IMIP)

Coordenador da Tele-Educação Mestre em Educação em Saúde

Jeane Lacerda Couto, Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira

Diretora Núcleo de Telessaúde

Gustavo Godoy, Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof Fernando Figueira

Consultor de Telessaúde