A Tele-educação como estratégia de capacitação profissional: Desenvolvendo cursos em Educação à Distância (EAD) para saúde indígena no nordeste brasileiro
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: O Projeto de Implantação da Telessaúde na Saúde Indígena definiu como uma das metas a elaboração de cursos na modalidade a distância tendo como público alvo as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena - EMSI, e assim colaborar com a capacitação destes profissionais visando a melhoria da qualidade do atendimento à população indígena. Métodos: Durante a I Oficina de Sensibilização de Telessaúde para a Saúde Indígena do Nordeste, realizada nos dias 12 e 13 de maio de 2015, ocorreu a escolha dos temas, baseando-se no perfil epidemiológico da população indígena e em definições de reuniões com os gestores da saúde indígena. Resultados: Foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar cinco cursos em EAD, com os temas: Saúde Mental, Introdutório à Saúde Indígena, Dermatologia Infantil, Doenças Exantemáticas na Infância e Cuidados às Gestantes e Recém-nascidos Indígena. Estes cursos buscaram atender de forma efetiva as dúvidas de profissionais de saúde, em áreas indígenas, e assim, minimizar os encaminhamentos para os grandes centros. Conclusões: Os cursos contribuíram diretamente com a capacitação de profissionais de saúde que trabalham na saúde indígena, possibilitando o melhoramento do atendimento da população indígena, e beneficiando milhares de usuários no acesso a um atendimento de qualidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Seção
Artigos
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas para os autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Latinoamericana de Telessaúde, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da direção. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.