EDUCAÇÃO EM SAÚDE E AS MÍDIAS: OS RESULTADOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO FOCADO EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever os resultados obtidos de um projeto de extensão universitária em educação em saúde e uso de recursos audiovisuais. Métodos: Este artigo é um estudo descritivo, de um relato de experiência do projeto “Saúde na Tela”. Utilizou-se uma didática mediada por vídeos cuja temática foram adolescência e dependência química. O público-alvo: os adolescentes em idade escolar. Realizou questionário pré e pós vídeo sobre a temática abordada. Este trabalho foi financiado pelo Fundo de Amparo a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), pelos protocolos 1371/10 e 1422/10. Resultados: Produziu-se dois vídeos, um sobre a puberdade e a adolescência, utilizando-se a animação em flash e em seguida uma aula expositiva de um médico hebiatra. Observou-se com as respostas obtidas que muitos jovens não recebem informações sobre a adolescência, em especial, do sexo masculino relatam que não conversam sobre esta temática no âmbito familiar. O segundo vídeo abordou a dependência química, utilizou a técnica stop motion, seguido de um vídeo em tom alarmista e finalizado com a exposição de professores. Observou-se menor conhecimento para os indivíduos do sexo feminino sobre o tema. Conclusão: Comparado a outros projetos similares, o projeto “Saúde na Tela” obteve bons resultados e demonstrou como um projeto em telessaúde pode ser utilizado quando o enfoque é educação em saúde.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Seção
Artigos
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas para os autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Latinoamericana de Telessaúde, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da direção. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.