Teleconsultoria assincrona na saúde primária: a experiência do Núcleo de Telessaúde do Estado do Rio de Janeiro do Programa Nacional de Telessaúde Brasileiro
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As ações de telessaúde estão em curso no Estado de Rio de Janeiro, com a implantação de um sistema de teleconsultoria. Objetivo: mostrar o grau de satisfação dos usuários com um sistema de teleconsultoria assíncrono, desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Método: Foram analisadas as 4950 teleconsultorias realizadas no período de 2010 a 2016. O sistema possui perguntas que podem ser respondidas pelos usuário que permitem avaliar sua satisfação. Somente 2172 profissionais tiveram seus formulários de satisfação respondidos. Resultados: 82,4% dos profissionais relataram que mudaram sua abordagem do problema, sendo sua maioria relacionadas com questões clínicas, seguidos de caso clínico. 68,8% dos pacientes não necessitaram ser encaminhados para o especialista. Conclusão: O sistema de teleconsultoria implantado contribui para melhorar condutas clínicas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Seção
Artigos
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas para os autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Latinoamericana de Telessaúde, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da direção. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.