Teleconsultoria assincrona na saúde primária: a experiência do Núcleo de Telessaúde do Estado do Rio de Janeiro do Programa Nacional de Telessaúde Brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Pedro Gismond
Alexandra Monteiro
Munique Santos
Marta Rocha
Edson Diniz
João Nezes

Resumo

As ações de telessaúde estão em curso no Estado de Rio de Janeiro, com a implantação de um sistema de teleconsultoria. Objetivo: mostrar o grau de satisfação dos usuários com um sistema de teleconsultoria assíncrono, desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Método: Foram analisadas as 4950 teleconsultorias realizadas no período de 2010 a 2016. O sistema possui perguntas que podem ser respondidas pelos usuário que permitem avaliar sua satisfação. Somente 2172 profissionais tiveram seus formulários de satisfação respondidos. Resultados: 82,4% dos profissionais relataram que mudaram sua abordagem do problema, sendo sua maioria relacionadas com questões clínicas, seguidos de caso clínico. 68,8% dos pacientes não necessitaram ser encaminhados para o especialista. Conclusão: O sistema de teleconsultoria implantado contribui para melhorar condutas clínicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos