Implantação do Telessaúde Mato Grosso: da superação das dificuldades iniciais às necessidades de educação permanente dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Conceição Encarnação Villa
Cor Jesus Fernandes Fontes
Oberdan Ferreira Coutinho Lira
Valdelírio Venites

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar o processo de implantação do Telessaúde no estado Mato Grosso (Brasil) e a maneira como foram superadas as dificuldades iniciais, por meio da articulação e integração entre instituições de ensino e serviço de saúde. O texto descreve como o programa está estruturado e apresenta detalhes sobre as atividades do Núcleo Telessaúde-MT, sua equipe e serviços oferecidos, com ênfase para a teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação. Os resultados positivos são evidenciados pela avaliação de satisfação dos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios contemplados e pela adesão e participação dos mesmos nas atividades do Núcleo. Conclui-se que o Telessaúde-MT efetivou, de fato, a sua implantação no ano de 2015, indo de encontro às necessidades de educação permanente dos profissionais da APS de Mato Grosso. Destaca-se, para esse rápido sucesso, a importância da parceria harmônica entre instituições públicas responsáveis pelo serviço de atenção à saúde e pelo ensino profissional na área de saúde de Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Conceição Encarnação Villa, Hospital Universitário Julio Muller/Universidade Federal de Mato Grosso

Coordenadora Adjunta do Núcleo Telessaúde Mato Grosso e Chefe da Unidade e-Saúde do Hospital Universitário Julio Muller/HUJM

Cor Jesus Fernandes Fontes, Hospital Universitário Julio Muller/Universidade Federal de Mato Grosso

Coordenador do Núcleo Telessaúde-MT e Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário julio Muller/UFMT

Oberdan Ferreira Coutinho Lira, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso/ Núcleo Telessaúde-MT

Coordenador de tele-educação do Núcleo Telessaúde-MT

Valdelírio Venites, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso/Núcleo Telessaúde-MT

Coordenador de Campo do Núcleo Telessaúde-MT