Análise do impacto da inserção da monitoria de graduação sobre a adesão em curso de eletrocardiografia a distância para médicos da rede pública de saúde

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Rosália Torres

Resumo

A Educação a Distância tem como grande desafio o fomento à adesão do aluno e diminuição da taxa de evasão. O Curso a Distância em Eletrocardiografia para treinamento de médicos das UBS de Belo Horizonte foi avaliado em relação à adesão como modelo de curso a distância voltado para a classe médica de sistemas públicos de saúde e às estratégias adotadas para melhorá-la. Neste artigo analisa-se o papel da Monitoria, exercido por estudantes do Curso de Medicina, na adesão ao curso. Objetivos: Avaliar em um curso a distância de treinamento “in job” oferecido para médicos da rede municipal de saúde o impacto da inserção de acompanhamento dos alunos por monitores sobre a adesão ao curso. Metodologia: Contemplou-se a avaliação da estratégia de inserção do contato pessoal de três monitoras da graduação com os alunos, através de emails, telefonemas e entrada freqüente nos fóruns. Dos 569 profissionais inicialmente inscritos, efetivamente participaram do curso 374. Alunos que nunca acessaram as aulas foram considerados primariamente excluídos por razões extrínsecas ao curso. Foram aprovados os alunos que cumpriram 70% das atividades. Resultados: O percentual de aprovação de alunos efetivamente inscritos foi de 69,25 %. A taxa de aprovação, um dos elementos da adesão, cresceu progressivamente exceto na quinta sub-turma. A freqüência de acesso dos alunos às aulas revelou aumento na taxa de adesão diretamente relacionada com as intervenções feitas pelos monitores.

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Artigos