Análise do impacto da inserção da monitoria de graduação sobre a adesão em curso de eletrocardiografia a distância para médicos da rede pública de saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Educação a Distância tem como grande desafio o fomento à adesão do aluno e diminuição da taxa de evasão. O Curso a Distância em Eletrocardiografia para treinamento de médicos das UBS de Belo Horizonte foi avaliado em relação à adesão como modelo de curso a distância voltado para a classe médica de sistemas públicos de saúde e às estratégias adotadas para melhorá-la. Neste artigo analisa-se o papel da Monitoria, exercido por estudantes do Curso de Medicina, na adesão ao curso. Objetivos: Avaliar em um curso a distância de treinamento “in job” oferecido para médicos da rede municipal de saúde o impacto da inserção de acompanhamento dos alunos por monitores sobre a adesão ao curso. Metodologia: Contemplou-se a avaliação da estratégia de inserção do contato pessoal de três monitoras da graduação com os alunos, através de emails, telefonemas e entrada freqüente nos fóruns. Dos 569 profissionais inicialmente inscritos, efetivamente participaram do curso 374. Alunos que nunca acessaram as aulas foram considerados primariamente excluídos por razões extrínsecas ao curso. Foram aprovados os alunos que cumpriram 70% das atividades. Resultados: O percentual de aprovação de alunos efetivamente inscritos foi de 69,25 %. A taxa de aprovação, um dos elementos da adesão, cresceu progressivamente exceto na quinta sub-turma. A freqüência de acesso dos alunos às aulas revelou aumento na taxa de adesão diretamente relacionada com as intervenções feitas pelos monitores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Artigos
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas para os autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Latinoamericana de Telessaúde, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da direção. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.