A tecnologia como recurso de educação à distância no internato rural e metropolitano

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Solange Godoy
Eliane Marina Palhares Guimarães
Lenice de Castro Mendes Vilella
Cristiane Soares Ferreira
Carolina Rodrigues Melo

Resumo

O objetivo do presente artigo é avaliar a utilização dos recursos de Telenfermagem como método de educação à distância pelos alunos da disciplina Estágio Curricular I, Internato Rural e Metropolitano do curso de Graduação em Enfermagem da EEUFMG, no período de 2009 e 2010. Para o proposto realizou-se um estudo descritivo avaliando a utilização dos recursos tecnológicos do Projeto Telenfermagem pelos alunos do Internato Rural e Metropolitano. No primeiro momento, realizou-se treinamentos com alunos e professores para demonstração das ferramentas utilizadas pelo Projeto Telenfermagem (Videoconferências, Teleconsultorias off line e on line e cursos à distância). Em um segundo momento foi aplicado o formulário de avaliação das videoconferências como etapa de sua realização contemplando dados da identificação do usuário, da Unidade Básica de Saúde, da abordagem do tema, qualidade de vídeo e áudio. Os dados quantitativos referentes à utilização das teleconsultorias foram adquiridos via consulta ao sistema. Os resultados encontrados permitem considerar como positivo tanto para os alunos como para os profissionais, que a utilização dos recursos de Telenfermagem é uma ferramenta de aproximação da Universidade com as Unidades Básicas de Saúde, resultando em mudança da práxis a partir da discussão teórica da prática.

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Artigos